Inauguração Memorial Padre Luigi Risso, MSC

16 de dezembro de 2023, ficará registrado na história de Pinheiro e de toda região, como o histórico dia em que um sonho se tornou realidade, sonho esse movido pela força de vontade e acima de tudo pelo reconhecimento aos Missionários do Sagrado Coração que através de um legado sem precedentes mudaram a realidade deste povo, e como símbolo de gratidão esse povo erigiu o Memorial Padre Luigi Risso, espaço de memória dedicado aos religiosos e religiosas da Congregação do Sagrado Coração, que tato fizeram e ainda fazem.

A data escolhida foi o aniversário natalício de um dos maiores expoentes dos Missionários do Sagrado Coração nesta terra, Pe. Luigi Risso, missionário que por mais de seis décadas entregou sua vida em prol de todos que seus atos de altruísmo e amor ao próximo puderam alcançar, assim com a presença de autoridades eclesiásticas, civis de poderes constituídos, militares e da população em geral, foi entregue um belíssimo e moderno prédio que leva em sua denominação o nome do missionário italiano em memória de todos os seus confrades e  que abriga um acervo de memórias materiais e imateriais jamais visto na região da baixada maranhense.

A inauguração do Memorial Padre Luigi Risso foi uma ocasião especial para homenagear e preservar a memória do trabalho dos missionários do Sagrado Coração. O memorial serve como um espaço de memória dedicado a lembrar e valorizar o legado deixado por esses missionários, que dedicaram suas vidas ao serviço religioso e ao bem-estar das comunidades em que atuaram.

Além de ser um local de homenagem, o memorial também pode ter como objetivo promover a reflexão e o aprendizado sobre a história e a importância do trabalho dos missionários do Sagrado Coração. abrigando objetos, documentos, fotografias e outras formas de registros que ajudam a contar essa história.

A inauguração desse espaço de memória foi uma oportunidade para reunir a comunidade e celebrar essas figuras importantes, reconhecendo sua dedicação e o impacto positivo que tiveram nas vidas das pessoas ao redor de seu trabalho missionário, em meio a discursos emocionados e pontuais de testemunhas oculares da história e admiradores da obra missionária MSC, instaurou-se uma aura de saudosismo, mas acima de tudo de gratidão e felicidade por tanta dedicação e trabalho doado sem distinção social, religiosa ou qualquer tipo de estratificação, sendo o único requisito válido o puro e ilibado amor ao semelhante.

Além de um espaço de memória e homenagens o Memorial Padre Luigi Risso, MSC será um ambiente de pesquisa e formação de alunos, de pesquisadores e todos aqueles que buscam entender o processo de formação social das sociedades locais, tendo como norte o trabalho missionário desempenhado por todos os padres e freiras que aqui ajudaram na construir, com seu trabalho religioso e suas ações de promoção humana que denotaram toda a trajetória desses missionários cristãos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido!
Rolar para cima